quarta-feira, 26 de junho de 2013

Polícia Federal apreende 1.110Kg, de maconha. Apreensão recorde e histórica no estado de Pernambuco

A Polícia Federal em Pernambuco, por intermédio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, prendeu na manhã da terça-feira (25/06/2013), por volta das 9h, EDUARDO DOUGLAS DE OLIVEIRA DIAS, autônomo, 35 anos, solteiro, natural de Recife/PE e residente no bairro da Torre/PE – (não possui antecedentes criminais), ISMAEL CASTRO LIMA, comerciante, 32 anos, casado, natural de Recife/PE e residente no bairro do IPSEP/PE- (não possui antessentes criminais), DEVANIR FONTOURA CARDOZO, empresário, 33 anos, casado, natural de Telemaco Borba/PR e residente em Botucatu/SP- (não possui antecedentes criminais), LEANDRO FONTOURA CARDOSO, motorista, 24 anos, casado, natural e residente em Botucatu/SP - (não possui antecedentes criminais) - ODAIR FONTOURA CARDOZO, motorista, 28 anos, casado, Telemaco Borba/PR e residente em Botucatu/SP- (não possui antecedentes criminais), LEANDRO PEDRO DA SILVA, motorista, 38 anos, solteiro, natural de Ortigueira/PR e residente em Botucatu/SP - (não possui antecedentes criminais).

As prisões aconteceram em virtude de investigações realizadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes, as quais davam conta de que uma pessoa suspeita (DEVANIR) estava dirigindo um veículo Siena de placas EPG-6904 e hospedado num hotel situado em Boa Viagem com a intenção de recepcionar uma grande quantidade de drogas. Diante das informações e de posse das características físicas do suspeito foi montada quatro equipes de policiais federais os quais se dirigiram para o local suspeito com vista a fazer vigilância nas proximidades do hotel e averiguar a veracidade das informações bem como localizar e prender os possíveis suspeitos ou envolvidos. Após algum tempo percebeu-se a chegada no hotel de um outro suspeito (EDUARDO) dirigindo um veículo Golf de cor preta e placas PES-7491 o qual começou a manter um diálogo com o hóspede investigado tendo ambos saídos e indo encontrar-se com mais três ocupantes de um veículo Cobalt, placas EAG-3977, num restaurante localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, voltando após terem passado um longo período de conversas para o hotel de Boa Viagem onde todos pernoitaram.

Já no dia seguinte (25.06.2013) as equipes perceberam que alguns dos suspeitos saíram do hotel e foram até uma locadora onde alugaram um reboque de placas PEP-6131, acoplando-o no veículo Golf preto e dirigiram-se até o IPSEP/PE onde se juntaram a mais uma outra pessoa (ISMAEL) que estava num veículo Fox de cor vermelha e placas PEQ-8792 tendo todos se deslocado em direção a um galpão que fica localizado na Avenida Imbiribeira, próximo à estação do metrô de Boa Viagem/PE. A ação teve seu desfecho final quando por volta das 9h, os federais ao perceber a entrada do reboque no galpão bem como os condutores dos veículos (EDUARDO e ISMAEL) aguardaram a sua saída momento em que foram de pronto abordados pelos agentes federais que ao adentrar o recinto identificaram grande volume de tabletes de maconha (1.170) em seu interior tendo o reboque já sido abastecido com aproximadamente 400Kg (quatrocentos) quilos da erva. No final da pesagem a droga totalizou um peso bruto de aproximadamente 1.110Kg (mil cento e dez) quilos.

Na abordagem de entrada no galpão houve resistência por parte dos suspeitos  tentando fechar o portão de ferro o qual foi devidamente rechaçado a altura pelos policiais. Ao efetuar as duas prisões no galpão outra equipes de policias federais dirigiram-se até o hotel em Boa Viagem onde também prenderam todos os outros envolvidos (DEVANIR FONTOURA, LEANDRO FONTOURA, ODAIR FONTOURA e LEANDRO PEDRO) os quais estavam em constante contato com os presos, demonstrando assim participação no tráfico de drogas, já que eram os ocupantes dos carros Siena e Cobalt. Também foi apreendido no hotel em poder de LEANDRO PEDRO 01 (um) Caminhão VW/23.220, cor prata, e placas GXA 8563.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo a droga sido encontrada, todos receberam voz de prisão em flagrante e foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida autuados pela prática contida nos artigos 33, 35 da Lei 11.343/06 e artigo 288 do Código Penal (tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, além de formação de quadrilha e, caso sejam condenados poderão pegar penas que somadas ultrapassam os 25 (vinte e cinco) anos de reclusão. Após a autuação todos submeteram-se a exame de corpo de delito no IML e em seguida foram recambiados para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna Presídio, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual.
Pela forma de apresentação a droga é oriunda do Paraguai. Todos os presos não colaboraram com as investigações e usaram de sua prerrogativa constitucional de permanecerem calados e só manifestarem-se em juízo. Além da droga e dos 05 (cinco) veículos bem como do reboque também foram apreendidos 13 (treze) aparelhos de celulares, 01 (uma) balança de precisão e R$ 30.627,00 (trinta mil seiscentos e vinte e sete), vários comprovantes bancários e cartões de crédito. Esta é a maior apreensão de maconha feita pela Polícia Federal no estado de Pernambuco.  Até a gora a PF já conseguiu apreender este ano na capital pernambucana 1.931Kg de maconha e 68 quilos de pasta base de cocaína, 3,7 quilo de cocaína e prendeu 25 pessoas sendo 17 homens, 4 mulheres e 4 menores.

Nenhum comentário :

Postar um comentário