quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quadrilha é Presa em Serra Talhada/PE

       Na cidade de Serra Talhada/PE, a Polícia Federal de Salgueiro, com o apoio da 2ª seção do 8º BPMPE (Salgueiro) e da 2ª seção e GATI – Grupo de Apoio Tático Itinerante – do 14° BPMPE (Serra Talhada/PE), desarticulou uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e vários assaltos no sertão pernambucano.
        A ação da quadrilha, composta por seis elementos bem armados, sendo um deles de Serra Talhada e os demais das cidades de Mirandiba, Salgueiro e Petrolina, começou a ser investigada após a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro ter recebido informe de colaboradores de que os presos estavam se organizando para realizar um grande assalto na região. Após investigações preliminares, constatou-se que alguns dos integrantes citados eram foragidos ou tinham passagem pelo sistema penitenciário de Pernambuco.
        Os integrantes foram identificados e o bando passou a ser acompanhado de perto pelos policiais que confirmaram a sua atuação criminosa no roubo de um veículo Fiat Uno de cor Azul, placa KLB – 9198, na cidade de Jardim – CE no dia 12/07/2012. Logo após o roubo, seguiram para Serra Talhada/PE, onde planejavam assaltar uma empresa no dia seguinte (13/07/2012) utilizando o veículo roubado. Uma casa foi alugada na Rua Noel Manoel dos Santos, nº 924, por um dos integrantes para servir como esconderijo para o veículo roubado e também para o restante da quadrilha.
        No momento em que estavam se dirigindo para ajustar a execução do assalto, a PF contou com o apoio do GATI do 14º BPMPE, que realizou a abordagem do veículo em que eles estavam. A interceptação dos cinco elementos que se deslocavam num veículo GOLF, 2012, ainda sem placa, ocorreu por volta do meio-dia nas proximidades da Caxixola, bairro de Serra Talhada/PE. Ao perceber a barreira policial, o condutor do veículo, Luiz Gonzaga do Nascimento, tentou empreender fuga, fazendo o retorno na rodovia, momento em que o assaltante LECA abandonou o veículo e conseguiu se evadir. O veículo foi alcançado pelo GATI pouco tempo depois e os quatro elementos, Luiz Gonzaga do Nascimento (34 anos), Paulo Ricardo da Silva (24 anos), Walter João da Silva (33 anos) e Damião Manoel Lopes da Silva (23 anos), foram detidos, levando a polícia até a casa onde o veículo FIAT UNO roubado em Jardim/CE se encontrava.
Na casa, junto com o carro foram encontrados dois revolveres, uma pistola, um punhal e uma espingarda, armas essas que foram utilizadas no assalto do dia anterior e que também seriam utilizadas na nova empreitada criminosa. Ainda foram encontradas na casa luvas, balaclavas, uma quantidade aproximada de 20g de cocaína e uma balança de precisão usada para pesar a droga comercializada.
       
        Foram apreendidos em poder dos elementos:
01 (um) Fiat Uno, placa KLB-9198 roubado;
01 (um) veículo Golf, novo, sem placas;
01 (um) revólver Taurus, cal. 32, com 04 (quatro) munições intactas;
01 (um) revólver Rossi, cal. 38, com 06 (seis) munições intactas;
01 (uma) cartela contendo 11 (onze) munições cal. 38;
07 (sete) cartuchos cal.32 intactos;
01 (um) espingarda Rossi, cal. 32; 01 (uma) pistola cal. 7,65, com 20 (vinte) munições cal. 32;
01 (uma) touca ninja
29 gramas de cocaína;
01 (uma) balança de precisão;
Vários aparelhos celulares


        A quadrilha é suspeita de vários assaltos a estabelecimentos e roubos de cargas na região, em especial nas cidades de Salgueiro e Serra Talhada/PE.
        Walter João da Silva responde por homicídio e já foi condenado por roubo duas vezes, estando foragido há mais de seis meses do Presídio de Regional de Salgueiro.Está sendo acusado ainda de tentativa de assalto a um agente da Polícia Civil aposentado de Salgueiro no ano passado.
        Damião Manoel Lopes da Silva já foi preso por tráfico de drogas em Serra Talhada e cumpria pena no regime semiaberto por outra condenação (roubo) na Penitenciária em Petrolina/PE quando se evadiu na última segunda-feira. A fuga foi realizada junto com P.R.S., outro integrante da quadrilha presa, o qual também cumpria pena de treze anos por roubo e abandonou o regime semiaberto também no dia 09/07/12.
        José Claudio dos Santos Braz (26 anos) não possuía antecedentes criminais, mas junto com LECA era o organizador da quadrilha. Possui um restaurante (Boi na Brasa) em Serra Talhada/PE, local em que foi atingido por um tiro tempos atrás. Segundo o preso, o disparo se deu enquanto tentava apartar uma briga. Já para a Polícia Militar local, o tiro seria decorrente de um acerto de contas.
        A Polícia Federal instaurou um inquérito policial a partir do auto de prisão em flagrante e dará continuidade à investigação da atuação da quadrilha, em especial para identificar o elemento conhecido apenas por LECA que conseguiu se evadir da abordagem policial e continua foragido.
        A intenção é, ainda, utilizar as fotografias dos presos para fins de reconhecimento de assaltos na região, principalmente a agências bancarias e dos correios.
        Caso a população tenha informações para repassar sobre algum dos presos, deverão procurar a Polícia Federal ou a Delegacia de Polícia Civil de sua cidade.


LEIA TAMBÉM:

» Portal Belmonte Notícias

Nenhum comentário :

Postar um comentário