quarta-feira, 3 de julho de 2013

Feijão – expectativa é de uma boa safra em São João

Mesmo com a chegada das chuvas apenas no final do mês de abril, a expectativa quanto a produção de feijão no município de São João é animadora. É que de acordo com dados da secretaria de Agricultura do Município, o grão vem sendo cultivado em cerca de 12 mil hectares de terra, o que pode garantir uma safra recorde de feijão no Município.

“Se tudo der certo e não tivermos problemas com doenças ou déficit hídrico (falta de chuvas), esperamos contar com uma grande safra neste ano. A média do IBGE é a colheita de mil e cem quilos para cada hectare plantado, nesta média teremos uma produtividade considerável em nosso Município”, registra o engenheiro agrônomo da Prefeitura, João Paulo Ferreira. 

De acordo com o Prefeito Genaldi Zumba, os investimentos do Município em parceria com o Governo do Estado no setor são fundamentais para que São João possa se manter como o principal produtor de feijão do Estado. “Mesmo com a longa estiagem, aramos mais de três mil horas/máquina de terras e distribuímos, em parceria com o Governo do Estado, dezessete toneladas de sementes de feijão, sendo seis do tipo carioca, seis preto e cinco de corda. Com essas medidas estamos esperançosos de que teremos uma boa safra em nosso Município”, comunica o Prefeito.

Além das sementes de feijão, a parceria entre estado e município também resultou na distribuição de cinco toneladas de milho e 500kg de sorgo para os agricultores de base familiar de São João. “Também garantimos o cadastro de 1.518 agricultores no programa Garantia Safra, estamos trabalhando na limpeza e ampliação do reservatório d´água do sítio Lagoa Grande e na construção de barragens nos sítios Gravatá e Arueira e estamos em busca de recursos para fazer a reconstrução da famosa barragem do Sítio Arueira, que foi danificada durante o inverno do ano de 2010”, complementa o secretário de Agricultura de São João, José Gerônimo.

2 comentários :

  1. Temos muito q agradecer a Deus porque pormás que ñ mereçamos Deus é fél e misericordioso,acredito eu q esse 2 anos de seca era a mão de DEUS dizendo eu quem sou o grande e o poder está em minhas mãos que as pessoas aprenam a amr a DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PROXIMO COMO A SE MSMO

    ResponderExcluir
  2. estive aí em sao joao em fev. deste ano, e a cituacao estava crítica só deus é quem podem fazer essas maravilhas temos que agradecer a todo momento.

    ResponderExcluir