segunda-feira, 1 de abril de 2013

Polícia Civil inicia atividades em comemoração aos 196 anos de criação

A Polícia Civil de Pernambuco inicia nesta segunda-feira (1º), as atividades em comemoração ao aniversário de 196 anos da corporação policial, celebrado no próximo dia 13 de abril. No calendário de ações ao longo desta e da próxima semana estão previstas intervenções sociais e educativas em comunidades carentes, atividades esportivas para os servidores e o público em geral.
A abertura das comemorações acontece às 9h, no Campus de Ensino Recife (antiga Accadepol), na Rua Tabira, durante a solenidade de lançamento das olimpíadas da Polícia Civil. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio e o chefe de Polícia Civil, Osvaldo Morais, vão participar da cerimônia para dar o pontapé inicial das atividades desportivas. Entre os dias 03 e 13 de abril equipes compostas por policiais civis da região metropolitana e do interior do estado vão disputar torneios de futebol de salão, vôlei e tiro esportivo. Os primeiros colocados em cada modalidade vão receber premiações. 
Em continuidade as atividades em alusão ao aniversário da Polícia Civil, no próximo dia 8 de abril será realizada a ação social intitulada Blitz Familiar. O objetivo é aproximar a população de áreas carentes dos serviços prestados pela corporação. A primeira intervenção acontece no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife. Na ocasião, policiais vão ministrar palestras educativas sobre temas relacionados com a segurança pública. O público também terá a oportunidade de emitir carteiras de identidade (RG). Serão distribuídos guias de informações com dicas sobre segurança e dados sobre a Polícia Civil.
Já no dia 12 vai ocorrer a cerimônia de entrega das medalhas do mérito Policial Civil. O evento será realizado no Centro de Convenções. Mais de 100 agraciados vão receber a homenagem. A honraria é concedida a todas aquelas pessoas que direta ou indiretamente contribuíram de forma relevante com o trabalho da Polícia Civil de Pernambuco. Também neste dia a corporação vai montar uma exposição com obras do 1º Concurso PC Cultural. O concurso, que incentiva manifestações artísticas dentro do órgão de segurança, irá selecionar trabalhos de servidores policiais e familiares.
As festividades em comemoração ao aniversário de 196 anos da Polícia Civil se encerram no dia 14 de abril com um passeio ciclístico pelo Centro do Recife. A concentração será a partir das 7h da manhã em frente ao prédio da Chefia de Polícia, na Rua da Aurora. Policiais de folga juntamente com toda a população vão percorrer cerca mais de 5km pelas ruas da região central do Recife.
HISTÓRIA - A criação da Polícia Civil de Pernambuco ocorreu em meio a um dos maiores movimentos de insurgência do país: a Revolução Pernambucana de 1817. Líderes do Governo Provisório editaram no dia 13 de Abril daquele ano a primeira medida regular de um serviço de Polícia Judiciária, inicialmente chamado de Tribunal de Polícia. A norma executiva nomeou um dos oficiais insurgentes Felipe Nery Ferreira como presidente deste embrionário organismo de Polícia Judiciária na Capitania de Pernambuco. Por ter sido o primeiro chefe do órgão de Polícia Judiciária, Felipe Nery Ferreira foi declarado em 2005, patrono da Polícia Civil pernambucana através da Lei Estadual 12.853, e a data 13 de Abril foi instituída como o Dia do Policial Civil no estado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário