terça-feira, 2 de julho de 2013

NOTA OFICIAL – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Garanhuns

Árvore caída sobres as bancas
Em relação ao corte dos eucaliptos do Casarão da Avenida Rui Barbosa, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz os seguintes esclarecimentos:

A maior parte das árvores apresentava graves problemas fitossanitários, idade avançada e inclinação acentuada, o que ocasiona quedas e dessa forma coloca em risco a vida humana. Em 31 de julho de 2012, por exemplo, ocorreu uma queda de um exemplar do Casarão na avenida Djalma Dutra em cima da rede elétrica e das barracas dos feirantes. Na ocasião, o problema só não foi mais grave, pois aconteceu no dia anterior a feira livre.

A Secretaria esclarece ainda que a recomendação do corte foi tomada com base no Laudo Técnico elaborado pelo engenheiro florestal Mallon Sampaio da Rocha e o engenheiro agrônomo Felipe Carvalheira Correia, que recomendava a supressão das arvores problemáticas.

O laudo técnico também foi encaminhado para apreciação, análise e emissão de parecer para o Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA; Defesa Civil, Ministério Público e CPRH, este último esclareceu que por se tratar de árvores exóticas em área urbana não lhes cabe pronunciamento oficial, ficando a critério do município as devidas providências cabíveis. Além disso, a área pertence ao Grupo Ferreira Costa e não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Por fim, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ressalta que o eucalipto não é uma árvore adequada para arborização urbana, devido o porte alto e risco de queda e que recomendou a supressão das árvores com base nos pareceres favoráveis emitidos pelos demais órgãos competentes.

5 comentários :

  1. E a árvore que ficava em frente a farmácia Droga Rápida da Rui Barbosa, também estava doente?

    ResponderExcluir
  2. estão mutilando a istória de garanhuns que pena o dinheiro fala sempre mais auto

    ResponderExcluir
  3. Então, vamos cortar também as árvores do parque euclides dourado?

    ResponderExcluir
  4. agora Garanhuns vai para o inferno mesmo e o fim mesmo, nada de Industria, nada de geração de emprego, nada de educação, nada de saúde, e pra lascar tudo, agora vão acabar com o pouco que resta do meio ambiente, para-bens prefeito, pelo a sua bela iniciativa de destruir o resto desta porcaria de cidade, em 37 anos de vida em Garanhuns, passando por quase todo Brasil, e sempre voltando a minha bela origem, hoje ou chegar e ver aquela destruição, confesso que chorei e como se, tivesse acabando a vontade de voltar, ADEUS GARANHUNS, AGORA TENHO CERTEZA QUE E O SEU FIM. E MEU CARO IZAIS VOTEI E VOCÊ E TINHA MUITA EPERANÇA, AGORA TO VENDO A MERDA QUE FIZ EM SABER QUE CONTRIBUI COM ESTA DISTRUIÇÃO, PEÇO PERDÃO A DEUS POR ESTE TRISTE PECADO. QUE DECEPÇÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Deveriam virem aqui no B. João da Mata verificarem os eucaliptos , estão cheios de cupins e vivem caindo galhos de arvores. Inclusive com riscos de caírem sobre algumas casas próximos a eles.

    ResponderExcluir