segunda-feira, 1 de abril de 2013

AÇÃO: Município de Garanhuns realiza dia “D” de combate à dengue

Segundo levantamento feito este ano registrou um índice de infestação de 9,1%

O segundo Índice de Infestação Predial, que identifica os focos do mosquito da dengue, deste ano, registrou, em Garanhuns, um número de 9,1%. Comparado ao primeiro de 2013, que ficou em 7,3%, houve um aumento de 1,7% de infestação no município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 1,0%. Para controlar a situação, a Secretaria de Saúde já está trabalhando com ações planejadas nos bairros e realizará na próxima sexta-feira (5), o Dia Mundial de Combate a Dengue e Cuidados com o Meio Ambiente.

As ações de controle da dengue acontecerão no Espaço Cultural Luís Jardim e no Espaço Colunata, na Avenida Santo Antônio, das 8h às 12h. Haverá panfletagem com faixas nos semáforos do Centro, apresentação de bandas marciais escolas de Garanhuns, além de atendimentos médicos, envolvendo o cuidado com a dengue, além de outros temas como tabagismo, pressão arterial, glicose, nutrição e saúde bucal.

De acordo com o coordenador de Atenção Básica, Eliel Duarte, o reforço no acesso à informação, mapeamento dos locais e a criação de um núcleo especializado é o pontapé inicial, mas é necessária uma corrente de participação. “Estratégias foram traçadas. Nossos agentes de saúde trabalham diuturnamente para conscientizar a população. Pedimos a compreensão das pessoas para que permitam a entrada das equipes nas casas. Com isso, é possível evitar um surto da doença”, destacou.

Este ano, já foram notificados nove casos, sendo dois confirmados. O vírus den4 já está circulando no Estado desde 2011. Ainda segundo os dados coletados, 15% das residências visitadas estão fechadas e 95% dos criadouros de mosquitos são encontrados dentro das casas.

Um comentário :

  1. Gostaria que os agentes de saude desse uma passada na Rua Luiz da Silva Guerra, pois aqui tem um foco muito grande dengue, eu e minha filha fomos para o Hospital Dom Moura onde foi constatado Dengue nas duas...Faz muito tempo que os agentes não passam em nossa rua...

    Atenciosamente: Ana Nery

    ResponderExcluir